12 fevereiro 2016

Assunto da semana- A rosa negra, mito ou verdade

Oi, oi amoras tudo bem?

Cá estava eu navegando pela internet, quando me deparo com a rosa mais linda que já vi na vida, sou apaixonada por elas quem me conhece sabe, mas essa é muito diferente e jamais havia ouvido falar dessa raridade. Estou falando da rosa negra que me deixou muito encantada com sua beleza tão enigmática e delicada.

Mas será que ela existe mesmo, ou é apenas um efeito de computação? Não resisti amoras e saí a pesquisa e encontrei muitas histórias, mas uma delas foi a que mais se repetiu e me encantou, e é exatamente essa que vou dividir com vocês agora.

Elas se chamam Rosas Turcas Halfeti e são extremamente raras. O seu manuseio e cuidados é exatamente igual ao das rosas comuns, mas acabam se destacando por sua cor extremamente forte que até parecem ser pintadas a mão, pois sim, essa cor é de verdade amoras e existe algo extremamente atraente nelas.



Elas parecem muito pretas, mas na verdade elas são de um vermelho bem escuro, são sazonais, ou seja só florescem no verão em pequenas quantidades e so na pequena aldeia turca de Halfeti( daí o nome delas), graças as condições únicas do solo da região e o PH da água subterrânea ( do Rio Eufrates) que oferecem a elas esse tom diferenciado. Elas florescem na cor vermelha escura durante a primavera e ficam praticamente pretas no verão.


Os turcos vivem numa relação de amor e ódio com essas rosa raras. alguns consideram as flores como símbolo de mistério, paixão e esperança e outros condiram-as símbolos da morte e de má noticias.

O triste é que as rosas negras estão ameaçadas de extinção desde 1990 quando uma barragem foi construída no local. Antigos vilarejos e vários povoados foram submersos quando a barragem foi construída.
A nova aldeia foi reconstruídas a apenas 10 km da sua antiga localização.

Mas essa curta distância não foi suficiente para manter as flores vivas. Os moradores replantaram as belas rosas em seus novos jardins mas elas não se adaptaram e houve uma diminuição muito grande no número de flores cultivadas na região.

Por tanto ver uma rosa negra em plena floração é uma dádiva que poucas pessoas terão a chance e a sorte de ver. Nota para mim mesma; no futuro quando for visitar a bela Turquia, não deixar de visitar a região caso seja verão!

Espero que tenham gostado e se encantado assim como eu com essas belezinhas. Apaixonada amoras sério!

Beijos com sabor de amora!

Carla Santos


2 comentários:

  1. Que coisa mais linda! Nunca tinha ouvido falar nessa rosa, mas é muito linda mesmo.

    Beijos,
    Acesse: http://duaslivreiras.blogspot.com.br/2015/10/resenha-lua-azul-livro-dois-os-imortais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente maravilhas. Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita. Beijos