24 agosto 2015

Cuidados para manter os cabelos sempre lindos e saudáveis

Fonte foto: italianbeauty.wordpress.com
Olá amoras, tudo bem? Imagino que vocês lembrem que já fiz um vídeo falando de cuidados com os cabelos!
Bem mas agora resolvi fazer um post sobre esse assunto que parece bobo, mas é muito importante para a saúde dele. Listei abaixo algumas dicas para os cuidados em casa, lembrando que essas dicas não anulam o fato de que se deve procurar um profissional pelo menos duas vezes no mês para fazer um tratamento mais profundo nas madeixas.
Vamos as dicas:

Escolha do shampoo correto:

 O shampoo tem a mesma finalidade(limpeza), mas não é tudo igual, e é preciso escolher corretamente o ideal para seu tipo de cabelo e garantir que suprirá todas as necessidades dele. Você sabia que comprar o shampoo errado pode danificar suas madeixas? Pois é, o problema é que o produto errado pode surtir o efeito inverso a sua necessidade, o famoso efeito rebote. Na hora da compra dê preferencia ao produto que seja apropriado ao seu tipo de fio. Ex: Com ou sem química, oleoso, misto e etc. Isso fará que seu couro cabeludo fique saudável e com a oleosidade controlada.

Temperatura ideal da água:
Fonte da foto: pt.forwallpeeper.com
No inverno é comum que o banho seja mais quente por conta do friozinho, mas apesar de muito gostoso, a água quente não é o ideal na hora de lavar os cabelos e nem para a pele (apesar de que eu, não tomo banho frio nem no verão rs) e é preciso ter muito cuidado, pois uma água muito quente pode provocar ressecamento, excesso de oleosidade que pode acarretar outras doenças mais sérias. Para se saber a temperatura ideal, é necessário se testar no pulso, se não queimas a área, está ideal para a lavagem dos cabelos.

Excesso de produtos:
 Após escolher o produto, é hora de saber a quantidade para uma lavagem e condicionamento correto, por que o excesso também é prejudicial a saúde dos cabelos.

Na hora de usar o shampoo evite despejar o mesmo diretamente na cabeça, essa pratica deixa que o produto caia em grande quantidade no couro cabeludo, o que pode entupir o folículo piloso(os buraquinhos por onde sai os fios). O correto é molhar os cabelos bem e colocar o referente a uma moeda de 10 centavos na palma da mão, espalhar e distribuir, na nuca, alto da cabeça e têmporas  esfregando bem, sempre com as pontinhas dos dedos, nunca com as unhas.
Ah! o ideal é se repetir pelo menos três vezes essa etapa da lavagem. Para saber se está limpo, é só passar as mãos nos fios e se fizer um barulhinho de atrito ele está limpo.

Ao passar muito condicionador o cabelo pode ficar com uma aparência suja e pesada, o contrario do que se quer ao lavar as madeixas. A quantidade ideal varia de uma moeda de 10 centavos a de 1 real, aí vai depender do tamanho dos cabelos, nada mais do que isso.

Condicionador na raiz:
Fonte da  foto: caras.uol.com.br

Muita gente comete esse erro, na hora de aplicar o condicionador, nunca aplique no topo da cabeça, mesmo que sua raiz seja seca muito cuidado nessa hora.
Esse produto tende a deixar resíduos que podem entupir o folículo piloso, que por sua vez pode causar queda, quebra, alguma doenças mais séria como dermatite(inflamação no couro cabeludo) e até falhas na cabeça por causa desse acúmulo. Minha dica é passar sempre nas pontas e no meio que é onde realmente tem a necessidade de hidratação.

Repeitar o tempo de ação de cada produto:
caras.oul.com.br

Respeitar o tempo de ação do produto é imprescindível, por causa da pressa muita gente não espera o tempo do condicionador e mascara de hidratação agir, gente esse tempo é muito importante para se ter o resultado esperado, por tanto, nunca retire antes. É preciso esse tempo para se conseguir emoliencia( sedoso, fácil de desembaraçar e etc...), se não respeitar esse tempo o cabelo pode ficar teso e com aspecto de ressecado, por que não recebeu os cuidados devido. Passado esse tempo retire todo o produto, eu disse todo, nada de deixar um pouco para ajudar; Ele não foi feito para ficar no cabelo, não é um finalizador, fui clara?!

Bom minhas amoras é isso, espero que tenha ajudado e que tenham gostado. Beijos e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Beijos